Sistema de Batalha Lateral - RMXP
por Enu
Conversão para XP por Atoa
Por favor, não postar nenhum script criado, modificado ou traduzido por mim em nenhum outro site ou comunidade.
Procurem pelas versões orginais caso deseje postá-lo em outro lugar
Introdução Acho que a maioria dos membros do Forum conhecem o Sistema de Batalha Lateral do Maker VX.
Podendo ser considerado o melhor script de sistema de batalha de todos os Makers, este sistema ao mesmo tempo que é de uso simples, por não ser obrigatório o uso de graficos especiais, ele tem um altíssimo nível de customização.
Por muito tempo esta jóia do RPG Maker foi exclusivade dos usuários de VX, mas apartir de agora não será mais.
Acabo de concluir a versão para RPG Maker XP deste maravilhoso scritp.
Características • Sistemas inexistentes no XP que foram adicionados:
- Sistema de 2 Armas
- Sistema de Armas de Duas Mãos
- Mais slots para acessórios
- Sistema de equipamentos que cortam o custo MP pela metade
- Sistema de Ataque por tras
- Sistema de Ataque previnido
- Efeitos Negativos por Ícones
- Quebra de limite máximo dos atributos
- Mudança nas formulas de Dano (para ficar mais próximo do VX, agora tem o atributo "Vitalidade" no lugar da Destreza, a Precisão agora é baseada na Agilidade)
• Vantagens da Versão XP em relação a Versão VX:
- O sistema de 2 armas calcula o ataque de cada arma independentemente. Ou seja, se você usar uma arma fraca e outra forte, o dano da arma fraca será baixo e o da arma forte será alto. Você ainda pode aplicar os modificadores de dano das configurações orginais do VX.
- A exibição de dano pode ser configurada de várias formas, permitindo que você faça algo bem pessoal neste quesito x]
- Exibição da animação de efeito, além do balão para indicar efeitos negativos (você pode usar um ou outro, ou os dois)
• Desantagens da Versão XP em relação a Versão VX:
- Existe algumas incompatibilidades com scripts de menu, devido aos novos sistema de duas armas e atributos.
Últimas AtualizaçõesVersão 1.6xp * Algumas correções de bugs relacionadas as animações dos personagens
* Adicionada opção de configurar repetição dos gráficos
* Mods Atualizados: SBL | Arco e Flecha, SBL | Janela de Batalha, SBL | Batalha Ativa, SBL | Limite de Dano
* Lista de scripts Atualizados: (se você estiver usando uma versão mais antiga do SBL substitiua estes scripts)
o SBL | Configuração XP
o SBL | Sprites
o SBL | Scenes e Windows
o SBL | Arco e Flecha
o SBL | Janela de Batalha
o SBL | Batalha Ativa
o SBL | Limite de Dano
Versão 1.7xp * Melhoria na animação de morte dos personagens
* Adicionada opção de seleção de cálculo de dano
* Melhoria no sistema de limite de grupo
* Correção de bug no comando "Adicionar Membro" durante batalhas
* Mods Atualizados: SBL | Batalha Ativa, SBL | Habilidade - Roubar
* Lista de scripts Atualizados: (se você estiver usando uma versão mais antiga do SBL substitiua estes scripts)
o SBL | Configuração XP
o SBL | Sprites
o SBL | Scenes e Windows
o SBL | Equipamentos Especiais
o SBL | Batalha Ativa
o SBL | Habilidade - Roubar
Versão 1.8xp * Adicionada opção para mostrar/esconder a janela de status quando estiver selecionando items ou habilidades
* Algumas correções de bugs relacionadas as animações dos personagens
* Mods Atualizados: SBL | Janela de Batalha, SBL | Batalha Ativa, SBL | Overdrive
* Lista de scripts Atualizados: (se você estiver usando uma versão mais antiga do SBL substitiua estes scripts)
o SBL | Configuração XP
o SBL | Sprites
o SBL | Scenes e Windows
o SBL | Janela de Batalha
o SBL | Batalha Ativa
o SBL | Overdrive
Versão 1.9xp * Corrigido bug que não permitia que se usasse items no menu
* Lista de scripts Atualizados: (se você estiver usando uma versão mais antiga do SBL substitiua estes scripts)
o - SBL | Scenes e Windows
Imagens
Como instalarPrimeiramente, baixe a Demo. Pois todos os scripts necessário para o funcionamento do projeto estão nela.
É altamente recomendável que se crie o projeto em cima da demo, para evitar a falta de algum gráfico ou animação importante.Caso isto não seja possível você devera fazer o seguinte:
*Observação importante: as instuções a seguir dizem respeito apenas ao sistema de batalha, não incluindo os Mods*Você precisará copiar as seguintes entradas do banco de dados:
• Habilidades: da 084 até 104
• Status: do 017 até 020
• Animações: 102 até 103
Também é necessário que você copie os seguintes gráficos do projeto de exemplo para a pasta Graphics do seu projeto:
• C:\Seu Projeto\Graphics\Animations\arco.png
• C:\Seu Projeto\Graphics\Characters\shadow00.png
• C:\Seu Projeto\Graphics\Characters\shadow01.png
• C:\Seu Projeto\Graphics\Pictures\Balloon.png
• C:\Seu Projeto\Graphics\Pictures\016-Thief01.png
Você também precisa copiar os três scripts principais e colocar no seu projeto, são eles:
• SBL | Configuração
• SBL | Sprites
• SBL | Scenes e Windows
Como usarJá que este script necessita de algumas entradas especiais no banco de dados (animações, habilidades, etc.) e alguns recursos gráficos, criamos um projeto de exemplo com todo o conteúdo necessário para a utilização do script. Depois de baixar o projeto de exemplo anexo, leia com atenção as instruções do script.
Batalha Lateral V.Atoa.rar
Na Demo existem também vários "Mods" (scripts opinicionais com funções adicionais), caso algum deles não te agrade, basta deletar o script que o mod irá parar de funcionar sem causar nenhum dano ao sistema.
Efeitos negativos por ícones:Os gráficos dos ícones dos efeitos devem ter o mesmo efeito, e devem estar na pasta icons.
Créditos e Agradecimentos•
Original para VX feito por RPG Enu•
Conversão para XP feita por RPG Atoa•
Agradecimentos a KGC, XRXS e RTH, por vários códigos que foram usados como base de algumas funções do script, e a minha amiga Herena por ter me ajudado encontrando vários bugs durante alguns testes
IncompatibilidadesDevido aos novos sistemas implementados (2 armas, 2 mãos, quebra de limite de atributos, slots de acessorios...) alguns scripts de menu e sistema de equipamentos e atributos podem ser incompatíveis.
Estes são alguns dos que já foram comprovados serem incompatíveis:
- Sistema Definitivo de Equipamentos.
- Menu FFX-2.
- Menus do Moghunter.
- Sistema de Materias FFVII
- Equipamentos com Habilidades
- Distribuição de Pontos
Basicamente, qualquer script que afete diretamente os equipamentos e atributos correm o risco de serem incompatíveis.
Porém não há razão para pânico, na medida do possível, irei disponibilizar Mods que tenham a funções de vários scripts não compatíveis (os primeiros da minha lista são o sistema de distribuição de pontos, e o sistema de materias).
ModsComo o sistema de batalha é um script muito flexível, várias modificações podem ser criadas para ele. Essas modificações são chamadas de "mods" e poderão ser usadas em uma instalação do script normalmente, basta criar um novo script logo abaixo do SBL.